PROJETO PEDAGÓGICO: TUDO SOBRE CIÊNCIAS!
O QUE SABEMOS SOBRE? O QUE QUEREMOS SABER? O QUE APRENDEMOS?
Que o ar, o vento, o sol, e os
variados fenômenos da natureza
são objetos de interesse da turma
no aprendizado.
Se que nossas crianças se interessa por ciências, elas poderão adquirir o conhecimento por meio de experiências? Por manipulações? Por percepções e observações?
1. Problemática:
Partindo do pressuposto que nossas crianças se interessa por ciências, elas poderão adquirir o conhecimento por meio de experiências? Por manipulações? Por percepções e observações?
2. Escolha do Tema:
Novas Luzes, Novos Ares, Novos Olhares.
3. Justificativa:
O mundo em que vivemos se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual nossas crianças se mostram curiosas e investigativas, através da interação com o meio natural no qual vivem. De acordo com (BRASIL, 2002) as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões.
Nessa faixa etária, as crianças não têm noção da existência exatamente dos fenômenos naturais como o ar, o vento, a chuva, o sol, e como estes fenômenos estão presentes no nosso dia a dia, com isso é importante apresentar a elas esse sistema que não tem cor, nem cheiro e nem forma, onde poderá permitir ir à busca do conhecimento pela investigação do novo e a posterior descoberta.
É importante também que as crianças tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigadas por questões significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a modos variados de compreendê-los.
Portanto, devemos propiciar experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo natural, por isso a importância de se trabalhar um projeto que instigue a curiosidade e a busca do conhecimento.
4. Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem:
- Identificar a existência do ar e a importância que o mesmo tem em nossas atividades diárias;
- Instigar a curiosidade das crianças pelo mundo natural, formulando perguntas, imaginando soluções, manifestando opiniões próprias, buscando informações e confrontando ideias;
- Levar a criança a observar e explorar o ambiente com atitude de interesse e curiosidade;
- Reconhecer as características como cor, ruído, sabor e movimento, explorando e identificando objetos, alimentos e materiais, por meio dos sentidos.
- Confeccionar brinquedos e objetos de uso coletivo, selecionando materiais no meio natural que possam ser reaproveitados.
- Identificar objetos que se transformam no decorrer do tempo a fim de estimular a percepção da transformação destes e os fenômenos físicos, incentivando assim a realização de experimentos.
- Explorar o ambiente, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador dele. Explorar objetos e elementos naturais, percebendo suas características e propriedades como: grosso, fino, áspero, liso, cor, forma, entre outros.
- Reconhecer os elementos que constituem o ecossistema como solo, ar, água, homem, animais e vegetais.
- Relacionar as condições do tempo com as propostas possíveis de serem realizadas no dia, relatando as condições do tempo.
- Identificar os efeitos do vento, da chuva, da seca, do frio e do calor na paisagem natural.
- Conhecer fatos sobre elementos e fenômenos da natureza (chuva, trovão, vento, água, calor, arco-íris, dia e noite, entre outros).
- Reconhecer as variações de temperaturas relacionando com o vestuário adequado.
- Comparar suas hipóteses a respeito dos fenômenos da natureza com as explicações científicas.
- Relacionar os fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios, chuvas, secas, entre outros) e as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem.
- Participar de diferentes propostas que envolvem a observação e a pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento.
- Oferecer situações de discussão e experimentação.
- Identificar e entender alguns conceitos e suas variáveis, como objeto, fonte de luz e anteparo.
- Agir sobre o conceito a ser estudado, por meio de investigação, levantamento de hipóteses, verificação prática e registro.
- Observar a transformação dos estados físicos da matéria. - Verificar como a temperatura influi nesse processo.
5. Eixos:
Movimento; Oralidade e Relação com Linguagem Escrita; Arte; Construção de Noções Matemáticas; Relação com o Mundo Físico e Natural.
6. Estratégias:
Trabalhar com a música de Vinícius de Moraes “O ar (O vento)” do CD “A arca de Noé”. Encher bexigas com diferentes objetos, investigando cada sensação, encher e esvaziar balões para perceber o ar instigado antes em roda de conversa. Bolinhas de sabão para e perceber a direção do vento e o vento em si, produzir pipas para as crianças soltar explicando também sobre o vento, trabalhar o sol por meio das cores do arco Iris, trabalhar com bolinhas de sabão, teatro de sobras, trabalhar com luzes, contação de historias sobre cada assunto abordado dentro do projeto, produções artísticas com tinta, colagens, pintura e diferentes ferramentas na arte, músicas, danças, entre outros.
7. Recursos:
Lanternas, papéis diversos (cartolina, celofane, papel-manteiga, papel translúcido, papel-cartão, sulfite), máquina fotográfica, retroprojetor, lençol ou pano branco, TNT colorido e tecido grosso preto. Lápis de cor, TV. DVD,
8. Culminância:
Exposição das atividades,
9. Avaliação (como acontecerá?):
A avaliação será por meio das atividades individuais e coletivas, através do interesse e da participação de cada um.
10. Cronograma:
11. Referencias Bibliográficas:
Proposta Pedagógica Curricular; (BRASIL, 2002).
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