Projeto de Mátemática: Educação Infantil
1. Tema: Brincando com os números.2. Problemática: Por meio de uma roda de conversa percebemos em nossas crianças a curiosidade pelos números, formas geométricas, as cores; sendo este um assunto que poderia ser abordado em sala.Por que a matemática é importante para as nossas crianças? Onde em seu cotidiano nossas crianças apresentam contatos com os numerais e as formas geométricas? Como podemos fazer com que as crianças sejam inseridas neste meio de forma prazerosa?3. Justificativa ( Fundamentação teórica): O ensino da Matemática na Educação Infantil é de suma importância para as crianças, pois os conceitos que serão construídos nessa fase de escolarização do educando servirão como base para construção de outros mais complexos nas séries seguintes.A construção do conceito de número, por exemplo, começa muito antes da entrada na escola. Desde que em sua casa, nas relações cotidianas, a criança tenha a oportunidade de lidar com situações que envolvam ordenação, seriação, classificação, já estará se iniciando a construção deste conceito. Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós como educadores, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-educativo e o senso cooperativo, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas, trago assim esse tema de forma lúdica com jogos, dinâmicas, brincadeiras, músicas,histórias e dramatização que forem convenientes planejados como ferramentas pedagógicas eficazes para a construção do conhecimento lógico matemático.“As noções básicas em matemática, lógica e geometria começam ser elaboradas a partir dos 4,5 anos de idade, portanto é vital que a base seja sólida, bem construída e bem trabalhada, para que nela se assentem os conhecimentos matemáticos futuros. Mas é importante lembrar que estimular o raciocínio lógico-matemático é muito mais do que ensinar matemática- é estimular o desenvolvimento mental, é fazer pensar”. (REIS, 2006, P.9).4. Objetivo Geral: Estimular o gosto pela matemática através de atividades lúdicas.5. Eixos: Construções de Noções Matemáticas; Arte; Movimento; Relação com o Mundo Físico e Natural; Filosofia; Oralidade e Relação com a linguagem Escrita e Construção da Identidade e Autonomia.6. Encaminhamento Metodológico: Será elaborado durante o percurso de desenvolvimento do projeto, sendo anexado ao final do documento.7. Cronograma: periodo em que a atividade será realizada.8. Critérios de Avaliação: Será satisfatório se os alunos se envolverem nas propostas e realizarem as atividades com prazer e alegria, ampliando seus conhecimentos sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário